terça-feira, 4 de agosto de 2009

Administração familiar, os bons tempos do almoço na casa da vovó...

Por: Jiancarlos
É engraçado como as pessoas pensam que as técnicas de gestão só funcionem para grandes empresas ou na vida de negócios, esquecem que o primordial esta mais perto que imaginamos, cuidar bem de nosso lar é a primeira lição da vida do administrador de sucesso, é ter controle de seus gastos e receitas, é ter a responsabilidade de gerir seus próprios interesses e cuidar bem de sua mais exigente clientela, sua família.

Na correria da vida de negócios acabamos esquecendo a nossa própria vida, deixamos outras pessoas cuidando de nossos interesses mais íntimos, deixamos a responsabilidade da criação de nossos filhos para professores e babas, deixamos as compras para as necessidades, as contas muitas vezes deixadas de lado por puro esquecimento. Essas situações não são raras na vida de hoje, onde tempo é dinheiro, mas onde fica nosso conforto...

Nosso lar, nossa fortaleza se torna cada vez mais um sonho distante, o almoço de domingo se tornou uma reunião de negócios, onde toda família discuti os rumos de cada membro, acabando com a confraternização dos tempos de vovó, as contas sempre são a pauta principal das brigas, e a falta disto e daquilo e cada vez mais devastadora.

E como fazer para mudar isso? Seria hora de sentamos toda nossa família e fazer um planejamento de vida! Um plano de ação independente de cada membro, mas com um consenso universal.

Construir uma idéia em conjunto sempre foi à melhor forma de fazer algo ir para frente, já que em família basta um membro ter um prejuízo que toda família vai junto, destruindo toda base da mesma. Então é ver onde está o erro e fazer certo, busca as melhores soluções e fazer do negocio de um se tornar a base para os demais membros.

Esforços concentrados, planejamento definido, esta na hora de por a mão na massa, mesmo com o individualismo de alguns e falta de critério de outros, “é melhor esta junto na hora da construção do empreendimento que depois esta ouvindo reclamação da família inteira do fracasso de alguém por que você não estava presente”.

Nesta altura da vida a família já esta de certa forma tomada, não é raro encontrar familiares em qualquer tipo de empresa, os esforços são mútuos, e o reconhecimento ou remuneração as vezes não são o foco de quem ajuda neste sentido, mas a satisfação de ver um membro da sua família na frente de um negocio promissor é a melhor reconhecimento.

Chegamos então aos almoços de domingo do tempo da vovó, onde a família se reuni para falar de família, de como esta bem cada membro, as crianças brincando e todos satisfeitos, não tem mais negócios na pauta das conversas, já que agora são apenas conversas e não reuniões de negócios, e todos podem volta a ter um pouco de paz.
Assim a administração familiar, quando bem planejada e bem executada por cada membro, torna a vida mais agradável, pode ate não dá dinheiro, mas não tem dinheiro que pague um almoço em paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog